planta-arquitetura

Arquiteto faz o quê mesmo?

    Muitas vezes fui abordada com essa pergunta e, às vezes, ficava sem saber o que responder por que para mim era tão óbvio a infinidade de coisas que estamos aptos e aprendemos a fazer em nossa formação acadêmica como arquitetos. Cada vez mais vejo que é uma dificuldade geral compreender a nossa atuação, talvez pelos nossos serviços serem tão amplos e abranger tantas áreas ou ainda não serem mensurados. Além disso, muitos retornos do nosso trabalho se dão por meio de papeis (projetos, plantas, croquis, 3D, etc) e por isso persiste a dúvida sobre quais são as funções de um arquiteto e o que podemos proporcionar aos nossos clientes e contratantes.

   A prestação dos serviços de um arquiteto pode auxiliar aqueles que iniciarão uma obra ou fazer reformas, sobretudo porque essas pessoas estão lidando com sonhos e transformá-los em realidade pode ser uma missão quase impossível sozinho.

   Hoje, o fácil acesso às informações, como poder visualizar as imagens de ambientes “bacanas” em redes sociais, muitas vezes faz com que o cliente queira colocar tudo num só projeto ou ter todos os produtos em um único ambiente. Porém, é a necessidade de traduzir esse excesso de informações que justifica, ainda mais, a nossa função.

  Nós, arquitetos, temos habilidades para tomar decisões, apontar vantagens e desvantagens de produtos, pensar na funcionalidade dos ambientes, cores e combinações, sempre pensando no bem-estar e nas reais necessidades dos clientes.

Fernanda-Souza-Arquitetura01_2   Com a demanda inicial do cliente começamos a pensar no que realmente deve ser feito e como será feito. Além disso, claro, nós temos que fazer com que todos os sonhos saiam do papel e se concretizem em espaços notórios e habitados. Para isso precisamos planejar muito, uma das várias fases de nossa atuação.

   Por fim, é importante lembrar que o cliente e o profissional arquiteto deverão ser parceiros em todo esse processo de planejamento, elaboração do projeto (o que será feito do espaço) e no acompanhamento da obra, a fim de que o resultado seja satisfatório para todos.

13423769_10209038496057121_8290017327552924318_n

Portanto, ao pensar em colocar os seus sonhos em prática, não esqueça de algo fundamental: contratar um parceiro potencial, o arquiteto.

Fonte das imagens: Imagem 1: Google Images | Imagens 2 e 3: Arquivo pessoal Fernanda Souza.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someonePin on PinterestShare on VK
Fernanda Souza

Fernanda Souza, 30 anos, formada em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Gerenciamento de Projetos. Tem ampla experiência em projetos residenciais, comerciais e consultorias (Visita Décor). Dedica-se também à docência nas áreas de projeto e gerenciamento de projetos aplicados à arquitetura. É apaixonada por moda, louca por música e sua cor favorita é verde.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *